
Nesse mundo de novidades tecnológicas instantâneas, às vezes desejamos que nossos problemas fossem resolvidos com apenas um botão do controle remoto. Ia ser tão bom e fácil. E quando estamos assistindo à final do campeonato e na hora que o atacante vai chutar a TV desliga e você fica como um maluco procurando o controle (experiência própria). Perder o controle está presente nas melhores famílias. Não é sobre esse controle que quero falar hoje mas, talvez tenha o mesmo peso e significado. Perder o controle de uma situação, ou da própria vida, pode representar um problema insolúvel. E como fazemos para não perder o controle?
Talvez a resposta para essa pergunta venha dos velhos clichês e ditos populares, ou talvez venha um peso maior. Como diria qualquer pessoa quando você desse um conselho sobre alguma situação: Falar é fácil, difícil é fazer. Seria um clichê respondendo ao outro. Mas manter o controle está além de simplesmente respirar fundo e puxar a responsabilidade pra si. Manter o controle requer se preparar antes dos problemas. Mas como prevê-los? Se você raciocinar, uma empresa que está desenvolvendo um projeto para daqui a 20 anos precisa se preparar para tudo. principalmente para a possibilidade de tudo ir por água abaixo. E quem não se prepara paga caro, e muito caro.
É como dialogávamos na aula de Fundamentos de Administração, há uns 25 anos atrás (eu era menino ainda) as pessoas aproveitavam uma leve baixa no preço para estocar comida pois em menos de 1 hora o preço já era outro. Quem guardasse dinheiro se dava mal, pois o dinheiro de um dia para o outro poderia não valer mais nada. Não havia como se programar para um mês adiante, quanto mais para um projeto a longo prazo.
Talvez a grande sacada seria não deixar o controle na mão de outrem (quando o controle cai na mão do meu sobrinho ele desaparece; o sobrinho? não, o controle!). Manter o controle em suas mãos é, talvez, a melhor das estratégias. Quando perdemos o controle de determinada situação, ficamos nas mãos das outras pessoas. Aproveite sua vida enquanto puder, programe-se e não perca o controle (e não esqueça de verificar as pilhas de vez em quando).
0 comentários:
Postar um comentário