
-Vender planos de saúde/consórcios e afins (não tem fixo, não tem passagem, não tem almoço, não tem nada, afinal como que alguém que estava desempregado ia se manter pelo menos nos primeiros meses?);
-Atender em balcão de lanchonete (nada contra aprofissão mas pouco se aprende e pouco se ganha);
-Promotor de "Eventos" (vender café em supermercados).
Até que um dia achei um anúncio bem interessante: "Pesquisador de campo". Ao que, aparentemente, era pesquisar coisas no meio do mato, era algo bem melhor e cativante: pegar um questionário feito e sair por aí pesquisando a opinião das pessoas. Confesso que ganhei bastante dinheiro e muita satisfação pessoal pelo fato de ter caído na graça dos chefes e supervisores (né por nada não mas isso sempre acontece), recebia convites de palestras que uma noite custavam 100 reais completamente de graça e sempre estava nos trabalhos que apareciam, apesar de não ter nem contrato nem carteira assinada, eles sempre contavam comigo.
Aí vi que a questão não era vender produtos para ganhar dinheiro (vide os fracassos "herballifianos").
Uns nasceram pra vender idéias e projetos e o mundo está cheio dessas pessoas. Vender uma idéia, mesmo que para alguns ela pareça a mais simplória do mundo, quando você menos imagina você se pergunta: "Por que não pensei nisso antes?". Vender idéias e projetos é algo que me deixa satisfeito, pois ajuda, em alguns casos a concretizar sonhos. A pessoa só precisava de uma idéia para que o sonho final tivesse começando.
Eu nasci para vender, vendo idéias, projetos, soluções e etc (calma, não estou oferecendo nada a vocês, mas se quiserem comprar). Agradeço muito ao meu atual chefe pois no nosso primeiro contato pré-emprego ele me disse algo que guardo e guardarei eternamente: "Qualquer coisa que vá fazer você precisa vender, seja atras de um balcão ou na frente dele."
E curioso como as pessoas perdem tantas oportunidades. Vejo por exemplo um morador de rua que fica nas redondezas de onde trabalho. Ele tem almoço de graça (um restaurante de lá sempre ajuda), é um cara novo (ou seja tem saúde e possibilidade de até sair das ruas), tem um estacionamento enorme em que muitas pessoas param o carro e ficam durante todo o dia, tem onde pegar água de graça, pode comprar um detergente (0,99 no extra), arrumar uns panos e poderia estar aí cobrando uns R$5,00 para lavar carros, mas não, ele prefere que a oportunidade venha e faça ninho na cabeleira dele (já "puxei a orelha" dele várias vezes para ele acordar pra vida, mas cada um tem seu tempo de acordar para a vida, até eu tive).
Mas hoje aprendi a vender meus sonhos (não os de padaria ou de valsa) e vender sonhos é difícil pois eles não possuem tabela de preços, não possuem caixas para serem transportados, não possuem nota fiscal e nem há como devolver ou reclamar. Nunca você vai encontrar em uma prateleira de supermercado: "1kg de sonhos R$1,00", pois os sonhos não podem ser comprados de forma tão fácil.
Um dos sonhos que tenho vendido de forma que mais me tem feito feliz é "Musica & Café". Esse blog é um sonho, um sonho bom, que começou de dias tristes, sim, mas hoje ele é um lugar em que posso vender minhas idéias, "minhas" músicas, meu repertório, posso falar de mim sem desrespeitar a ninguém, posso falar de meus anseios e sei que dezenas das pessoas que já leram esses posts, de alguma forma se sentiram satisfeitas, deram um sorriso, ou choraram, uns de alegria outros por terem se associado ao que leram.
Avalio de forma positiva esse blog pois ele deixou de ser um lugar onde eu jogava minhas frustrações e passou a ser o lugar onde planto meus sonhos, os cultivo , colho e vendo. Então venha sonhar...
Música & Café, meus sonhos vendidos, mas que ainda são meus sonhos.
Dream a Little Dream of Me
Letra: Gus Kahn
Música: Fabian Andre / Wilbur Shwandt
(tradução Vagalume Uol)
Stars shining bright above you
Night breezes seem to whisper "I love you"
Birds singin' in the sycamore tree
Dream a little dream of me
Say nighty-night and kiss me
Just hold me tight and tell me you'll miss me
While I'm alone and blue as can be
Dream a little dream of me
Stars fading but I linger on dear
Still craving your kiss
I'm longing to linger till dawn dear
Just saying this
Sweet dreams till sunbeams find you
Sweet dreams that leave all worries behind you
But in your dreams whatever they be
Dream a little dream of me
2 comentários:
Posos te dizer que não há nada melhor que descobrir o que se gosta de fazer.
Eu, de certa forma, tb vendo sonhos. Sonhos transformados em ideias e soluções com uma tradução gráfica, ou seja, design! ;)
Obrigada pelas visitas e desculpa a demora em vir...eu apareço sim, mas é que a correria tá grandeeee! ;) Beijos!
Eu vendo festas. E também sonhos, porque eu também vendo casamentos. Bom ser vendedor né? Conhecer pessoas e passar confiança. =)
Beijocas
Postar um comentário